termeletricas 01 

termeletricas 02 

termeletricas 03

 

A IVC Inspeções possui vasta experiência na inspeção de vasos de pressão empregados em indústrias termelétricas, com participação efetiva nos processos de planejamento de inspeção (PIT),  inspeção de fabricação e diligenciamento nas instalações dos fabricantes dos equipamentos, garantindo assim, uma parceria eficiente entre a o fornecedor, órgão de inspeção independente e cliente final.

A inspeção completa, desde a fabricação até a instalação em local definitivo garante uma perfeita integração entre fabricante, Inspeção e Montadora que é fundamental para o sucesso do empreendimento.

Além dos vasos de pressão, devem ser inspecionadas também as caldeiras que produzem o vapor que alimentam a turbinas, que por sua vez, alimentam os turbogeradores. 

A inspeção de equipamentos em termoelétricas envolve também uma inspeção criteriosa do sistema de tubulações de alimentação das caldeiras, uma vez que, o fluido de operação das caldeiras é o gás combustível, fluido classificado na NR-13 como classe A, portanto, todo o sistema de tubulações que alimenta as caldeiras deve ser inspecionado de acordo com a nova revisão da NR-13.

As usinas termoelétricas constituem a principal forma de produção de eletricidade no mundo atualmente, representando cerca de 70% da produção mundial.

Em geral, as fontes de energia utilizadas pelas termoelétricas não são renováveis, sendo a maioria de origem fóssil,  Elas são amplamente utilizadas pelos países desenvolvidos, o que acirra os debates nas conferências internacionais sobre recursos naturais e meio ambiente.

No Brasil, onde o uso é predominantemente de usinas hidroelétricas, as termoelétricas atuam para abastecer as indústrias e também como fontes de reserva em casos de crise energética.

Mesmo assim, elas não ultrapassam os 7,5% da produção nacional de eletricidade, e esse número só é alcançado quando todas as usinas estão em funcionamento no país.

As Termelétricas no Brasil complementam as necessidades de energia do país, principalmente em períodos de seca e grande demanda.

Outra consideração a ser feita a respeito das usinas termoelétricas é sobre o elevado consumo de água por elas realizado. Utiliza-se água tanto para a produção de calor quanto para alimentar o sistema de refrigeração de suas turbinas, de modo que a escassez desse recurso pode tornar-se também um problema energético.